Mostrar Mais

NAMÍBIA, NÃO!

 

Namíbia, Não! é um espetáculo teatral Brasileiro que estreou em 03 de março de 2011 no Teatro Sala do Coro do Complexo Cultural Teatro Castro Alves de Salvador, Bahia. Com texto do dramaturgo e também ator baiano Aldri Anunciação e direção do ator baiano Lázaro Ramos, a peça teatral é um sucesso de público e crítica tendo alcançado mais de 100 mil espectadores em 234 apresentações em 10 estados brasileiros (Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal).

Atuam no espetáculo, na formação original, os atores Aldri Anunciação e Flávio Bauraqui. Ao longo dos 4 anos do espetáculo, os atores Sergio Menezes e Fernando Santana passaram a integrar o time que se reveza na interpretação dos papeis de André e Antônio.

Em 2013, Namíbia, Não! foi um dos espetáculos que representou o Brasil no Ano do Brasil em Portugal, evento promovido pelo Ministério da Cultura do Brasil, com apresentações no Teatro Nacional São João na cidade do Porto. Na ocasião, abriu a programação do FITEI - Festival Internacional de Teatro Ibero-americando da cidade do Porto.

Em 2012, o espetáculo foi agraciado com prêmio Braskem de Teatro de Salvador/BA na categoria Melhor Texto para Aldri Anunciação, tendo sido indicado, ainda, ao prêmio de Melhor Direção para Lázaro Ramos. Recebeu, também, o prêmio de Melhor Texto do ano de 2012 pelo portal R7.

Em sua estreia na cidade do Rio de Janeiro em 2011 foi considerado pela temida crítica carioca Barbara Heliodora, como sendo "uma grata contribuição à dramaturgia brasileira".

Em 2012 o texto foi publicado em livro pela Ed. Edufba e foi laureado em Primeiro Lugar no Prêmio Jabuti de Literatura na categoria Ficção para Jovens sendo o primeiro negro a receber o prêmio por uma obra de ficção.